quinta-feira, 29 de outubro de 2009

De uma mobilizadora sobre seu trabalho em sua região.

Cara Lelia e demais companheiros e companheiras da Mobilização Social Todos pela Educação.

Estive em dois eventos no Sul da Bahia

O primeiro foi o Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena.

O Fórum de Educação Indígena é um Espaço de debates e reuniões sobre a política pública de Educação Escolar Diferenciado para os povos Indígenas. O Fórum abrange 14 povos indígenas do Povo Atikun, Kaimbé, Kantaruré, Kiriri, Pankararé, Pankaru, Payayá, Pataxó, Pataxó e Hãhãhãe, Tumbalalá, Tupinambá. Tupã, Tuxá, Truká, Xukuru-Karirí, situados no estado da Bahia, nas regiões norte (Abaré, Banzaê, Curaçá Euclides da Cunha, Rodelas, Glória), oeste (Ibotirama, Muquém do São Francisco, Serra do Ramalho), baixo-sul ( Camamu ), Sul ( Buerarema, Camacan, Ilhéus, Itaju da Colônia, Pau Brasil) e extremo-sul (Belmonte, Itamaraju, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália).

Este ocorreu na cidade de Pau Brasil na Aldeia Indígena Caramuru, Catarina Paraguaçu do Povo Pataxó Hã, Hã, Hãe nos dias 15 a 17 de outubro. Contou com a presença dos 14 Povos Indígenas da Bahia,, SEC/BA, DIREC 6, DRIEC7, APOINME, entre outros, com mais de 300participantes.

O segundo foi na Oficina Territorial de Educação "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS" do Território de Identidade Litoral Sul, via Câmara Temática de Educação.

O Território da Cidadania Litoral Sul - BA abrange uma área de 14.736,20 Km² e é composto por 26 municípios: Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Barro Preto, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca.

A população total do território é de 825.694 habitantes, dos quais 110.831 vivem na área rural, o que corresponde a 13,42% do total. Possui 13.495 agricultores familiares, 2.324 famílias assentadas, 11 comunidades quilombolas e 2 terras indígenas. Seu IDH médio é 0,67.

Fonte: Sistema de Informações Territoriais (http://sit.mda.gov.br).

Este ocorreu na cidade de Ilhéus, no Barra Vento Praia Hotel, situado no Malhado nos dias 20 e 21 de outubro. pariciparam desse evento 54 pesssoas de 16 cidade do Sul e Baixo Sul da Bahia, entre entidades da sociedade civis e religiosas e órgãos governamentais.

A câmara Temática da Educação tem uma coordenação colegiada com o Fórum de Educação do Campo e o Fórum de debates/UESC

Dentre as temáticas abordadas, tive espaço para falar da Campanha de Mobilização Social Todos pela Educação. Estou no item do planejamento local. Veja abaixo a parte do planejamento elaborado nos dias 29 e 30 de Setembro em Salvador.

ATIVIDADE DE MOBILIZAÇÃO LOCAL PELA EDUCAÇÃO

ILHEUS/AMARGOSA/VERA CRUZ

OBJETIVO:Divulgar o processo de mobilização “Todos pela Educação”

AÇÃO: Sensibilização dos organismos e movimentos da comunidade civil e governamental.

SUGESTÃO DE IMPLEMENTAÇÃO: Visitas as instituições para combinação de agendas de divulgação da mobilização da campanha “Todos pela Educação”

Diante da exposição sobre a mobilização ficou uma agenda a ser confirmada com a seguinte intenção:

Com O território Litoral Sul participarei de uma reunião da Câmara Temática de Educação no dia 05 de novembro em Itabuna-Ba para planejamento de uma ação conjunta as ações do Território sobre a mobilização nas 26 cidades que compõe o território.

Com o Fórum de Estadual de Educação Escolar Indígena, haverá uma reunião em Salvador das Escolas Indígenas no mês de novembro, e, veremos um momento na pauta em que se debaterá a proposta da mobilização, seja com os professores indígenas, seja nas aldeias. Sendo que para as Escolas Indígenas tem-se um desafio maior, incluí-las nos dados do IDEB.

No mais, estou no aguardo das cartilhas para desenvolver melhor as ações.

No mais um forte e sincero abraço. Deus nos abençoe sempre.

Salve Deus!

Núbia Batista da Silva- Mobilizadora em Ilhéus-Ba


Nenhum comentário:

Postar um comentário